Primeiro vamos entender que existe uma diferença entre DORMIR BEM e DORMIR MUITO.
Se você acorda várias vezes durante a noite ou acorda com #cansaço e muito sono...Seu sono provavelmente não está reparador.
Dormir bem é acordar se sentindo descansado.
Noites mal dormidas podem gerar #irritabilidade, exaustão, dificuldade de #concentração e #memória, dores de cabeça, alterações gastrointestinais, #ansiedade...
Um dos principais motivos (não únicos) para as queixas de insônia e o cansaço diário, é o excesso de estímulos próximo a hora de dormir e a falta de #rotina.
Crie um ambiente #calmo, sem estímulos de luz para que o cérebro entenda que vai descansar.
Evite usar o celular perto da hora de dormir, desligue-o pelo menos 1hora antes.
Experimente criar uma rotina com hora de dormir e acordar, para que o organismo regule o seu relógio interno.
Experimente práticas que te acalmem, como #meditação, ler um livro, ouvir músicas relaxantes, consumir chás calmantes (#melissa, #camomila, erva-doce, flor de #cunhã) ou usar óleos essenciais...
Consuma alimentos fontes de #triptofano e vitamina C perto da hora de dormir, como: aveia, banana, kiwi, morango, mamão, nozes, semente de abóbora, goiaba, iogurte).
#Autoconhecimento é fundamental para perceber quais práticas te acalmam e auxiliam o sono, até mesmo na hora de escolher os #chás e aromas, observe qual funciona melhor pra você, não tem uma regra.
A alimentação também influencia na qualidade do #sono, então evite comer muito próximo a hora de #dormir, mas se for comer, evite alimentos gordurosos, #açucarados e bebidas estimulantes (cafeinadas, #refrigerantes...).
Paula Macieira, Nutricionista.
CRN19100704
Comentarios