top of page

Sentir cólica todo mês, é normal?


Embora seja uma queixa comum, sentir dor todo mês não deveria ser considerado algo normal. Dor é um sinal de que algo não está 100%

Existe uma íntima relação entre o ciclo menstrual e nosso ritmo interno/externo.

As cólicas podem surgir, sumir, diminuir. Podem se tornar mais intensas nos meses de mais estresse, mudanças alimentares ou outras mudanças mais bruscas e intensas...O que sentimos no período menstrual revela muito sobre nossa saúde mental, emocional e física.


Conhecida como dismenorréia, ela pode estar ou não associada à alguma patologia.

As origens podem ser diversas.


O que pode influenciar no surgimento das cólicas?

  • Endometriose

  • Desequilíbrio ou trauma emocional

  • Alimentação

  • Sono irregular

  • Estresse

  • Infecções

  • entre outras...


Quando devo me preocupar?


Se a cólica é leve e passageira, se sente pequenas pontadas antes de menstruar (como um sinal), se não precisa de remédio, se não atrapalha sua rotina e não acontece todo mês...OK.


Mas se você sente dores constantes, atrapalha suas atividades e depende de um anti-inflamatório todo mês...fique atenta ao que o corpo está comunicando!


Cólicas intensas podem estar associadas a processos inflamatórios graves.


Já parou para pensar que a cólica é um sintoma tão naturalizado, que muitas mulheres não questionam a possibilidade de sentir dor todo mês até o fim de sua fase fértil?

Menstruar não é sinônimo de sofrimento.


E um remédio não resolve a questão. Se algum sintoma se repete mensalmente, é importante identificar a causa. Muitas vezes escolhemos uma opção "rápida" para lidar com nossas queixas, sem o cuidado e a sensibilidade de olhar para o que o corpo está sinalizando.


Em alguns casos, a lembrança de uma dor que aconteceu repetidamente, pode criar tensão em determinada região, na aposta (cerebral) de que essa dor será sentida novamente.

Se você tem a crença de que sentir dor faz parte da sua vida e isso não pode ser mudado, sua mente "cria" essa realidade. Seu corpo se acostuma com essa crença.


O desconforto não surge a partir de um fator isolado, muitas coisas podem influenciar o funcionamento do nosso organismo.

Independente da intensidade, se os desconfortos são frequentes, crie tempo para cuidar de você e não se acostume com o incômodo. Quanto mais cedo olhar para essa questão, mais certeiro será o tratamento e mais rápido terá resultado.




Nutricionista Paula Macieira

CRN19100704


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page